8 de out. de 2010

Independência do Chile






Chile colônia

   Durante mais ou menos uns 220 anos ,o Chile, juntamente com outros 11 países (praticamente toda a America latina,com a exceção do Brasil) foi uma colônia da Espanha e foi muito explorado pela mesma.

Processo de independência

            Os colonos tiveram a oportunidade de comandar diretamente a colônia devido a intervenção do império napoleônico na Espanha. Isso tornou o  momento favorável ao início do processo de emancipação chilena, já que a Espanha, preocupada com Napoleão, não tinha como fiscalizar sua colônia.
             Apesar do  grande significado dessa administração, a intenção dos integrantes dessa junta era somente governar a colônia até que a situação política da Espanha  se estabelecesse. Entretanto, esses poderes transitórios acabaram abrindo caminho para  que houvesse uma eleição  que determinasse  o  Primeiro Congresso Nacional Chileno. Seus primeiros representantes, eram  conservadores, porém traziam consigo a influência dos ideais  iluministas e a autonomia conquistada  pelos norte-americanos,quando realizaram a independência dos EUA sobre a Inglaterra.
            Em pouco tempo, o ideal separatista ganharia fôlego com a chegada de Bernardo O’Higgins ao governo chileno., que recebeu apoio do general  José San Martin, que adquiriu experiência na independência argentina,sobre a mesma metrópole.
            E no ano de 1818, Bernardo O’Higgins,após vencer a guerra de Maipu,conquistou de uma vez por todas a independência do Chile. E o próprio O’Higgins governou, de forma ditatorial,até 1823,quando começou o regime republicano que foi marcado por mandatos de curtas durações,devido as disputas pelo poder do novo pais.

6 comentários: